a artista

Sobre o trabalho de TOSHIKO HAMA


A arte em sua vida

Embora tivesse pintado um pouco em porcelana em sua juventude, a arte ingressou em sua vida há pouco tempo, quando decidiu em 2001, freqüentar um curso de artes para a 3ª idade e de desenho, no Museu de Arte Contemporânea da USP, ambos com Christiana de Moraes.

Na seqüência estudou gravura em metal e xilogravura no Museu Lasar Segall. Em 2004 estabeleceu como meta expor seu trabalho ao público, pois até  então, tudo o que produzia, usava para presentear amigos e familiares; e acabou participando do Concurso Talentos da Maturidade promovido pelo Banco Real, com uma gravura em metal, sendo premiada na categoria artes plásticas.

Desde o início de 2006, estabeleceu como compromisso pessoal e se dedica ao desenho de modelo vivo, freqüentando semanalmente o atelier L’Osservatorio Figurale. Participou da 12a (2007), 13a (2008) e 15a (2010) Semanas de Arte e Cultura da USP, expondo desenhos na Faculdade de Medicina da USP.

O origami

A familiaridade com o origami ou dobraduras em papel vem desde a infância dada a ascendência japonesa; iniciou trabalho mais sistemático com essa arte em 2004.

No Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, realizou junto aos funcionários, com mais 4 colegas, igualmente interessadas no origami, durante 3 anos e meio (2004 – 2007), 4 workshops temáticos por ano, visto os benefícios mental, motor e emocional da prática do origami, atividade bi-manual e que exige a decodificação de diagrama e transformação de folha de papel em objeto tri dimensional. A atividade foi usada também como instrumento de integração inter-profissional e inter níveis hierárquicos, que dificilmente se conseguiria de outra forma. Esses workshops visaram também, e com sucesso, aos participantes partilharem com seus familiares, principalmente com seus filhos, o que haviam aprendido no local de trabalho, reproduzindo e multiplicando as peças aprendidas, na interação familiar e para a decoração de suas casas.

Em 2008 participou como monitora de 2 workshops na Faculdade de Medicina da USP e de outro para cerca de 400 escoteiros e pioneiros no “Bamboo Camp”, acampamento comemorativo do centenário da imigração japonesa.

De dezembro de 2010 a fevereiro de 2011 participou do projeto Férias no Museu, do Museu do Futebol no Estádio do Pacaembú, ensinando diariamente, visitantes de ampla faixa etária.

As jóias em origami

A empresa de entremeios e fechos E – Fechos foi um belo achado, por indicação de amigo, para a confecção de jóias de montagem. A sua associação com o origami, um caminho rápido e natural. Atualmente Toshiko utiliza papel artesanal japonês nobre, o “washi” para compor com as peças em prata.

Os livros e o Instituto Solaris

Envolvida com o Instituto de Evolução Individual Solaris, desde 1987, primeiramente como aluna, depois como docente, tem dois livros publicados como colaboradora de Sofia Mountian, fundadora do Instituto e criadora da Teoria da Abrangência:

MOUNTIAN Sofia & HAMA, Toshiko. Teoria da Abrangência: um conhecimento inédito de transformação e mudança nas organizações. São Paulo: Cultrix Amana-Key, 2001

MOUNTIAN Sofia & HAMA, Toshiko. O universo existencial do ser humano, segundo a Teoria da Abrangência. São Paulo: Instituto Solaris, 2004


6 responses

27 12 2012
Marilena Barone

Estou orgulhosa pelo seu trabalho artístico e por ter você como amiga…

18 11 2012
toshikohama

Obrigada pela visita!Gostei de conhecê-la!

9 11 2012
KEIKO OGAWA

Olá! Toshiko tudo bem ? É Keiko, lá de Caldas Novas. Abraços;

2 06 2012
Maria Helena Costa Valente Aschenbach

Parabéns, Toshiko , pelo belo trabalho !
Abraços redobrados !
Lena das Dobraduras

7 07 2010
MARCO ANTONIO GARBELLINI

Oi Toshiko, tudo bem?
Parabéns, pelo espaço criado e muita “inspiração” e respiração, nessa sua jornada.
Marco Antonio Garbellini
(ator/modelovivo)

30 05 2009
antonio jose florencio de souza

gostaria de sabe mais informações sobre a teoria da abrangencia… ANTONI JOSE FLORENCIO DE SOUZA RUA LAGARTO 133 GUASSU SÃO VICENTE SP BRASIL CEP 11370580

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: